Como acabamos de analisar, pela união das quatro cores principais é possível compor uma enorme gama de novas cores. Ao misturar grandes quantidades destas quatro cores, nos aproximamos do preto. Sendo assim, por que existiria a cor preto?
A razão é que haveria um gasto desnecessário de tinta e certos papéis de gramatura baixa (mais finos) não teriam resistência para um volume tão alto, resultando em um produto mal-acabado.
Veja abaixo uma ilustração de como chegar a cores similares usando diferentes porcentagens:
A primeira composição une 100% de cada cor (300%) para chegar ao cinza. Já na segunda composição, obtemos uma cor semelhante, porém pura, utilizando apenas 90% de preto. O resultado da cor é igual, mas o uso de tinta é diferente.
Um problema comum occore na composição da cor preto. Não há necessidade de usar as quatro cores (400%) para chegar a uma cor que já é existente no processo. O preto 400% não é recomendável por sobrecarregar o material.
Quando há necessidade de “carregar” o preto para que este tenha uma aparência mais brilhante e densa, recomendamos que seja configurado com 30% de ciano e 100% de preto. Esse preto é geralmente chamado de preto chapado.
Por último, lembre-se que em especial para textos, NÃO se deve utilizar o preto 400%. As retículas dificilmente estarão na posição correta, resultando no chamado erro de registro. Para textos, sempre use o preto 100%.
Lembre-se: trabalhe sempre com o preto puro (K 100%) para vetores e textos, e utilize preto chapado apenas para fundos e áreas grandes. Assim, a fidelidade e integridade de todas as cores impressas é preservada.
Esse tópico é realmente incrível. Acontece muito no setor de arte final problemas com as matrizes em relação ao preto 100%. As vezes para economizar cor, o pessoal resolve fazer a junção do CMY para formar a quarta cor: “Preto Teórico” ou “Cinza 300%”
Adorei este artigo e publiquei em um tópico no forum (www.meiosgraficos.com.br/forum) adicionando os devidos creditos do seu website se não se importar.
Perfeito Lucas, ainda te convido para baixar o eBook gratuitamente na página oficial do Congresso Nacional de Produção Gráfica porque também falo mais sobre esse tema e eu sugiro como deve-se aplicar uma tática para casos com letras brancas em fundos carregados (preto composto). Inscreva-se no http://www.CoNaGrafica.com.br e depois me dá um feedback. Muito obrigado pela contribuição. Att. Luiz
Ja me inscrevi.
Demais! Abs.